segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Dicas para aula infantil


A Dança do Ventre usualmente é reconhecida por seu caráter feminino e delicado, por vezes transmitindo sensualidade e um ‘que’ que somente as mulheres mais maduras conseguem transmitir. Embora sempre com a intenção elegante e séria, ainda é possível perceber uma certa restrição quando se fala em Dança do Ventre para crianças.
Justamente pela idéia errônea de que esta dança sempre está associada à sensualidade, algumas pessoas não costumam ensinar esta para crianças, o que colabora para uma gama maior de mal entendidos sobre o verdadeiro significado artístico da dança do ventre.
Algumas escolas têm ampliado os seus horizontes e permitido a inserção de crianças nas aulas, mas ainda é preciso tratar com cautela este tema, pois quando se envolve criança fazendo aulas de dança, todo cuidado é pouco.
Independente da modalidade de dança escolhida, dar aulas para crianças  sempre envolve algo mais além da técnica. Crianças têm diferentes fases de desenvolvimento, perdem a concentração com facilidade e qualquer atividade que dure mais de quarenta minutos se torna enfadonha aos seus olhos. Portanto, a professora de Dança precisa ter além da técnica e didática, um carisma especial para tornar sua aula lúdica e também um conhecimento básico sobre o desenvolvimento infantil, que inclui emoções, fantasias, sexualidade e expressão.
O primeiro cuidado é criar turmas exclusivas para crianças, para que o ambiente de sociabilidade, esforços e resultados seja linear, o que qualifica a aula e otimiza o tempo.
Compreende-se criança, meninas a partir dos dois anos de idade, até os dez. A partir dos onze anos, é melhor desenvolver uma outra turma intermediária, dos doze em diante. Porque a partir dos dois anos a criança já é capaz de entender e cumprir regras, executar alguns movimentos e é a fase em que o lúdico é melhor assimilado e produz crescimento.  Já crianças dos sete aos dez, além de estar em desenvolvimento pleno, pode exercitar seu lado mais lúdico convivendo nas aulas com crianças menores e intercalar momentos de menina e mocinha, o que protege dessa atual ‘precocidade’ em termos de comportamento entre meninas, como por exemplo, meninas de apenas nove, dez anos que querem sair, namorar, maquiar-se e assim por diante. Então o primeiro ganho qualitativo em criar turmas exclusivas é essa troca de desenvolvimento e adaptação entre as alunas.
As fases do desenvolvimento, sempre seguem o ritmo que chamamos de ‘céfalo-caudal’ ou seja, da cabeça, tronco ao restante do corpo. Então haverá momentos de desafio para as crianças conseguirem exectar os movimentos com agilidade e no tempo certo, pois suas mentes entendem o comando, mas nem sempre o corpinho está pronto para reproduzí-lo, nesse fator que é importante o conhecimento das fases do desenvolvimento físico-motor e mental, para adaptar as técnicas e saber o grau de exigência de cada aluna.
A aula lúdica é basicamente uma aula que misture o ensino de algumas técnicas com momentos de lazer, como exploração do espaço da sala, diferentes ritmos e brincadeiras que trabalhem corpo e agilidade. Ao final do texto vocês verão algumas dicas, mas a princípio é preciso ter em mente que, para criar um ambiente lúdico em sala de aula é preciso que a própria professora se permita brincar, sorrir e voltar a ser criança.


Dicas Importantes:

  • Ao lidar com as crianças:


  1. Mantenha sempre o semblante calmo e responda sorrindo quando solicitada.
  2. Ao ensinar e demonstrar o que quer, seja firme, concentrada e imponha respeito.
  3. Para fazer correções, abaixe-se. Sempre fique de joelhos ou abaixada de forma que sua altura se assemelhe à da criança, para criar proximidade e empatia.
  4. Se for precisar tocar no corpo da criança para fazer correções, antes de tudo, peça licença e somente depois toque a criança.
  5. Quando precisar corrigir de modo mais severo, mantenha o semblante ‘frio’ e se preciso eleve a voz- mas não chegue a gritar, jamais!- se necessário, dê um ‘castigo’ pedindo à criança para ficar sentada durante a execução de um movimento e depois chame ela de volta de modo carinhoso, passando a mão na sua cabeça. O modo mais afetuoso entre professora e aluna é passar a mão na cabeça, isso demonstra proteção e proximidade. 


  • Sua Postura:  


  1. A partir do momento que você está na sala de aula, esteja atenta a sua postura. Deve sempre transmitir elegância e confiança. Isso inclui roupas limpas e criativas, cabelos presos ou soltos, mas sempre bem cuidados e com acessórios criativos. Você será um espelho da aluna, será copiada e admirada, por isso deve sempre manter um bom exemplo. Escolha um perfume que goste e esteja sempre com ele; se gostar de maquiagem, um brilhinho não fará mal e traz um aspecto saudável e não demonstra o cansaço durante a aula.
  2. Em aulas para turma infantil, a expressão que você deve demonstrar quando dança é de serenidade e por vezes, ‘meninice’, algo com sorriso e leveza. Expressões mais sérias ou ‘sedutoras’ devem ser restrita a turma adulta. Com crianças, deve-se ter todo o cuidado necessário para não estimular a sensualidade precoce. Esse mesmo cuidado deve ser observado nas posições e passos de dança, estes devem sempre ressaltar a criança, a alegria, a brincadeira. A aula é, antes de tudo, lúdica.
  3. Crianças se apegam com facilidade, portanto sua postura deve ser mantida dentro e fora da sala de aula. Ao encontrar as alunas fora do ambiente da Academia, estas devem ser tratadas com o mesmo carinho, ao menos um ‘oi’ sorridente, um afago na cabeça. Elas irão reparar na sua roupa, no seu namorado, no seu humor. Prepare-se. E Acostume-se.


  • Em Aula:


  1. Deve ser ensinado somente o básico da dança. As crianças ainda não estão no pleno desenvolvimento motor e nem mental, por isso é normal algumas dificuldades para executar os movimentos com exatidão ou recordar as sequências. Neste caso a repetição é sempre importante, mas de forma que não fique cansativo.
  2. Os temas musicais devem ser sempre animados- melhores músicas cantadas, folclóricas- e temas lentos e relaxantes quando você quiser impor um ritmo mais sereno nas aulas- relaxamento ou alongamento.
  3. Deve estar atenta sempre a postura da aluna, mantendo a coluna reta e um ‘eixo’ centrado em seu corpinho. No mais é o suficiente pela idade das mesmas. Os braços costumam ser ‘desgovernados’ e é natural, você deve apenas tentar ‘limpar’ ao máximo o movimento para que não fique muito caricato ou feio.
  4. Os exercícios com quadril devem se restringir aos oitos e redondos, twists mas sempre com carga leve. O shimmie deve ser dado com cautela, nada que exija demais. É comum a criança sentir dores ou pontadas na região do ventre e costela, quando acontecer, explique que é por causa do ar se movimentando no corpo e peça que a aluna se abaixe- e faça o mesmo junto com ela, para transmitir segurança.
  5. As crianças costumam trazer seu universo para a professora. Ouça com atenção, ou ao menos dê um sorriso, elas irão contar assuntos fora do contexto da aula, fazer perguntas, falar sobre seu universo particular, ouça, sorria e se tiver tempo entre na conversa, mas sempre volte ao tema da aula.
  6. É interessante antes de passar um movimento ou sequencia, treinar o ouvido da aluna. Faça isso batendo palmas no ritmo da música, depois os pés e somente depois ensine o movimento. Isso ajuda elas a reconhecerem o ritmo e traz o lúdico, elas adoram bater palmas e pés.
  7. Lembre-se sempre que é uma grande brincadeira. Utiize o espaço da sala, explore com elas. Mude a direção da diagonal, faça aquecimentos em roda, de pé, em círculo sentadas, caminhe pela sala, deitem....deixe a criatividade e a brincadeira fluir, isso garante uma aula leve e alegre.
  8. Sempre alongue no final, é importante para prevenir cãibras e dores posteriores.
  9. Deixe sempre um intervalo a cada meia hora- ou a seu tempo- para que elas bebam água- mas não em excesso- crianças se desidratam com mais facilidade e o horário é muito quente, permita descansos temporários.
  10. Os véus não devem ser utilizados como sequências ou aulas, porque são grandes e desproporcionais ao tamanho delas, mas podem ser utilizados como lúdico, um ‘refresco’ na aula, com corridas, e brincadeiras- sempre observando o cuidado para não tropeçarem.
  11. Elas têm uma facilidade incrível em executar ondulações com a barriga, deixe que façam isso, mas nunca por muito tempo. Você percebe que está exagerando quando elas reclamam.
  12. Troque sempre a ordem e posição das alunas, todas querem ficar perto da professora, permita que isso aconteça administrando da melhor forma. Sempre dê um jeitinho de fazer um afago na cabeça, dar um sorriso, jogar um beijinho quando estiverem concentradas ou na fila da diagonal- com todas- isso traz confiança e empatia.


  • Ao término da Aula:


  1. Elogie o desempenho de todas e pode terminar minutos mais cedo para dar tempo delas se calçarem, beber água, contar as novidades para você.
  2. Após todas prontas, aí sim abra as portas e veja de perto com quem estão indo embora, entregue somente aos pais ou responsáveis, observando se a criança está à vontade.
  3. Somente após todas terem saído - e se necessário esperar minutos junto á ultima aluna, espere. Há pais que se atrasam, se esquecem.... fique presente. E aí sim feche as janelas, desligue ventiladores, organize a sala ative o alarme e tranque tudo. 


Por Luciana Arruda

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