domingo, 30 de outubro de 2011

A Baladi e seu significado especial


Dizemos sempre que o "DUM"  é o coração do ritmo. Quando aquele se torna imperceptível, este perde sua vida, sua característica. Mas afinal o que significa a expressão "DUM"?
"DUM" é a nota mais grave do ritmo e a mais vibrante. É uma nota que precisa obrigatoriamente estar bem perceptível (não ser confundida com as outras notas) e clara (não estar sob efeito de eco ou excessiva reverberação acústica).
Dentre as inúmeras características importantes da nota do "DUM", podemos mencionar três:
  1. Auxiliar no reconhecimento do ritmo propriamente dito.
  2. Auxiliar no reconhecimento de seu compasso.
  3. Identificação do ritmo representado graficamente.
Uma pergunta que certamente mais aflige as Bailarinas seria qual o elemento primordial que identifica e diferencia "em caráter exclusivo" o tradicional ritmo Maqsoun do ritmo da Baladi.
Existem muitas respostas para tal questão, mas se fizermos uma analise mais minuciosa, veremos que a grande maioria não são por completo elucidativas. Vejamos algumas respostas:
  • Baladi possui 2 DUMs na sua frase, enquanto que o Maqsoun possui sempre 1 DUM.
Essa regrinha vale mais para sua forma anotada (gráfica) do que para sua forma tocada, executada (que é a melhor forma de se estudar o ritmo).
O "DUM" a mais inserido no corpo do ritmo da Baladi tem um caráter predominantemente simbólico, que vem representar a forma recomendada para seu andamento. O DUM duplo força-nos a executá-lo de maneira mais lenta,vagarosa, para assim atingirmos o resultado final, que é o de tornar sua execução mais  interpretativa, convidativa e sentimentalista.
Ao  contrário do que se costuma ensinar,  o Maqsoun quando tocado, ou seja, durante sua execução, não há obrigatoriedade  de sempre apresentar 1 DUM na sua forma estrutural.  O Maqsoun pode apresentar tanto 1 DUM quanto 2 DUMs ( a exemplo, vide obra discográfica "Ritmos do Nilo" do percussionista Hossam Ramzy).
Não funciona portanto ficarmos atentos ao ritmo tentando descobrir se ele possui um ou dois DUMs para, então, identificarmos se é Baladi ou Maqsoun. Essa prática pode nos induzir a erro.

  • Baladi é a versão mais lenta do Maqsoun.

Trata-se de um raciocínio eficaz mas simples. No manual "Curso Prático de Tabla Árabe", adotamos tal raciocínio porque não tínhamos a intenção de nos aprofundar um pouco mais no referido tema; é claro que há mais para se acrescentar.
Devido a alguns fatores que veremos mais adiante, recomenda-se que todo Baladi seja executado sob uma marcha mais suave, pois, se tocado de forma mais rápida,"pode" acabar tomando a forma do Maqsoun.
Relembramos que regra dos DUMs impera como uma constante somente na forma anotada ou cifrada. Se desejamos descrever em uma folha de papel o ritmo Maqsoun, por exemplo, devemos colocar um DUM apenas na sua forma estrutural. Já se a intenção for de descrever o Baladi, os dois DUMs devem estar presentes. Os dois DUMs só são característicos no Baladi na sua forma anotada ou cifrada e não "na forma executada, tocada".
Ritmo de Baladi, compasso 4/4   =      D
D TkT D TKT TK...
É muito comum certos percussionistas, ao executarem determinada  Baladi, apresentarem na primeira frase rítmica dois DUMs e na segunda 1 DUM. Há também outros trabalhos que mostram o ritmo Maqsoun com dois DUMs na sua forma estrutural ou, então, o ritmo Baladi sob um andamento mais rápido. Ora, será que isso pode ser caracterizado como um erro ou descuido do músico ? É claro que não!
O que entendemos por "Baladi" ou "El Balad"?
Para realmente compreendermos o que é uma Baladi e o que é o Maqsoun, devemos ir um pouco mais além de tudo o que fora aludido até agora. Há muitos textos confusos na internet que tentam explicar o significado da palavra "Baladi".  Vamos agora tentar descobrir o que realmente significa a "alma da Baladi".
Quando perguntávamos aos nossos avós qual o significado dessa expressão,tínhamos sempre a seguinte resposta: "Baladi é a canção que fala do lugar onde nascemos e da vida simples que tínhamos ali. ". Cabe aqui recordarmos também das cantigas infantis libanesas semelhantes a muitas outras conhecidas no Brasil como, por exemplo, " Ciranda cirandinha" ou "Atirei o pau no gato", que sempre possuíam em suas composições a palavra "Baladi".
Exemplo de homem de baladi: Simples, vivendo o cotidiano da cidade do Cairo ou de Beirute. É o homem da cidade ou da vila.
Baladi é a terra, o lugar onde nascemos. Também, na visão do libanês, é a lembrança e o orgulho que temos por nossa terra natal. Mas não é a lembrança e o amor pela nação inteira como, por exemplo, o Líbano todo; é o amor pela aldeia, pela região, pela cidade, pelo lugar específico onde nascemos e crescemos.  É a saudade de nossa casa natal e  o desejo de lá um dia poder voltar. Baladi é a nossa terra natal mais o orgulho que temos desse lugar. É também tudo aquilo que está diretamente ligado ao lugar do qual originamos, às nossas raízes mais comuns.
Muitos já devem ter visto em antigos vídeos, a grande cantora libanesa Fairuz se apresentar em trajes de uma jovem camponesa cantando sua vida inocente e seus desejos simples. Ela está representando  uma "mulher de Baladi".
O Homem de Baladi sempre se veste com roupas simples, do cotidiano; veste a roupa normal do dia-a-dia.
É importante observar que a expressão Baladi está bastante relacionada com aquilo que é simples, básico e comum.
Sabemos que o Maqsoun é o principal ritmo árabe. Desse ritmo se extraiu o ritmo de Baladi, ou seja, o ritmo simples tocado na nossa terra natal.
Ritmo de Baladi = Ritmo da nossa terra natal
Notemos que o ritmo da Baladi exige maior interpretação ,mas, sem muitos floreados. As nuances sonoras são mais suaves e convidativas à recordação. É um ritmo simples, que representa a terra natal do árabe.
Maqsoun é muito tradicional em casas de espetáculos e shows. As Bailarinas ou Dançarinas da Belly Dance, sempre se apresentam com roupas suntuosas, de grande luxo e brilho. As apresentações em coreografia também são bastante comuns.
Seria ainda correto afirmarmos que o ritmo de Baladi é a versão folclórica do Maqsoun ? De certa forma sim, pois  trata-se de um ritmo que se ramificou do Maqsoun e recaiu sobre um sentimento regional (folclórico).
A própria expressão "Ritmo Baladi" já nos passa a idéia de ritmo regional, mas, se observarmos mais de perto, vamos descobrir que, no caso em questão, o folclore possui um campo bem mais abrangente. Baladi representa algo mais enxuto.
Ressaltamos ainda que a Baladi também faz parte da grande divisão de versões da música árabe, vejamos:
  • Música Árabe Moderna = É a música feita com elementos novos, modernos; que foge do clássico habitual.
  • Musica Árabe Clássica = É a música feita aos moldes tradicionais, habituais ( exemplo: As canções de Abdel Halim Hafez ).
  • Música Árabe Folclórica = São as canções que nasceram do meio do povo. Representam a sabedoria popular ( o Dabke, por exemplo, é uma dança árabe folclórica muito tradicional no Líbano)
  • Música de Baladi = É a música tocada ou cantada na região, na aldeia, no vilarejo onde nascemos e crescemos. É a música que faz relembrar nossas origens, nossas raízes.
Divisão da música árabe - Versões
  • Música Árabe Moderna
  • Música Árabe Clássica
  • Música Árabe Folclórica
  • Música de Baladi
  • Baladi Folclórico
Ratificamos uma vez mais a importância de se saber  identificar corretamente o que é clássico  e o que é moderno ; o que é folclórico e o que é baladi (distinção feita por muitos músicos árabes). O Maqsoun e o tradicional Fallahi são os ritmos mais usados para a Dança do Ventre no mundo inteiro. Assim, nesses específicos casos, o que pode parecer ser uma Baladi, tratar-se-á certamente do tradicional Maqsoun.

Vitor Abud Hiar 

Nenhum comentário: