segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Bailarina X Músico


  • Solo de Derbake

 Para se dançar um solo de derbake com qualidade é preciso que haja uma interação entre o músico (derbakista) e a bailarina. Essa interação ocorre quando ambas as partes tem um estudo e um conhecimento aprofundado do que estão fazendo.
A bailarina necessita de um ótimo conhecimento de diversos ritmos arabes, bem como suas variações, seus floreios, suas diversas velocidades, suas utilizações e etc.
O músico necessita de um ótimo conhecimento sobre os mesmos parâmetros, tendo a consciência de que a música será levada por ele, ou seja, ele tem a maior parte da responsabilidade do número a ser apresentado, pois se algum erro ele cometer, a culpa irá para ele e não para os dois. (o erro da bailarina é notado apenas por especialistas e profissionais, o do músico é notado por qualquer telespectador).
A bailarina tem que estar preparada para qualquer improviso ou floreio do músico, pois o mesmo, sola de acordo com a sua imaginação e conhecimento.

  • Diferença entre Solo no Brasil e Exterior:

O que vou contar agora pra vocês é um conhecimento que adquiri nos meus estudos de videos, e também com meus amigos da área musical. 
O solo de derbake aqui no Brasil na sua composição, brincadeiras, e etc, é semelhante aos solos do restante do mundo. (digo semelhante pois cada região tem sua característica, seu estilo de tocar, que com um pouco mais de conhecimento, e estudo é possível ser identificado apenas pelo toque). 
Mas, o modo como se realiza o solo é o diferencial.
Aqui no Brasil as bailarinas estão acostumadas a dançar o que o músico toca. No exterior é diferente. Lá, elas dançam para eles tocarem. Não é o máximo? 
Exige muito mais técnica e percepção e conhecimento de dança do músico e deixa a bailarina mais a vontade para criar a seu gosto e estilo.
Eu, particularmente, adoto nos meus solos um pouco do estilo dos dois. Do Brasil e Exterior. 
Como as bailarinas não estão acostumadas a dançar para a gente tocar, eu começo a tocar, mas, sempre atento as marcações das mesmas, e assim, dou um toque a mais nas minhas apresentações.
Não é a toa que sempre eu escuto: "nossa, vocês ensaiaram?" porque fica tão natural, ao conseguir pegar uma marcação da bailarina, que parece ter sido ensaiado. 
Uma dica para as bailarinas: não ensaie solo de derbake ao vivo. é muito mais bonito e muito mais gostoso de se dançar ao vivo um solo , quando é no improviso.

Por Pedro Françolin
Músico Árabe

Nenhum comentário: