sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O mito da barriguinha na dança do ventre

Nos dias de hoje, infelizmente, ainda se ouve falar que a dança do ventre cria barriga, ou seja, o ato de dançar provocaria um aumento de células adiposas (células que acumulam grande quantidade de gordura) na região abdominal. Tecnicamente tal afirmação não pode ser verdadeira, mesmo assim, até alguns profissionais da área da saúde creem no mito. Posso afirmar com plena convicção que a dança do ventre não cria barriga e no texto que segue exponho argumentos que comprovam isso. Para começar, assim como toda atividade física, a dança do ventre queima calorias, portanto, pode fazer com que a bailarina diminua a massa de gordura, ou seja, perca peso. Outro fator importante é o da estabilização lombar, pois no momento da prática desta dança é imprescindível o encaixe para que os movimentos possam ser executados corretamente. Assim a coluna fica ereta, na postura correta, trazendo benefícios para a postura da bailarina. Movimentos como o “oito maia” (proveniente da dança do ventre) é muito utilizado na fisioterapia para casos de hiper lordose lombar.Podemos perceber que a dança do ventre pode ter uma função terapêutica que beneficia diretamente a coluna lombar, até porque, o músculo transverso do abdome responsável pela estabilização lombar é muito exigido nos movimentos desta dança.

Agora podemos entrar no assunto da barriga, pois se sabe que muitos casos de abdome mais saliente são originados por má postura, principalmente na região lombar que faz com que o abdome se projete para frente. Estando na postura correta, os músculos abdominais ficam contraídos provocando sua tonificação. Além disso, a principal ação dos músculos abdominais tais como o reto abdominal, transverso do abdome, oblíquo interno, oblíquo externo (músculo da cintura que cobre a parte inferior lateral do abdome, desde o reto abdominal até o grande dorsal) são a reflexão e rotação do tronco, movimentos muito presentes na dança do ventre. O que acontece é que quando você inicia as suas aulas, a profissional tende a arrumar a sua postura, encaixando sua pélvis e alongando sua coluna, e quando você relaxa e volta a forma antiga , ai parece que você fica barriguda, é só um problema de má postura, a qual a dança trabalha muito.
O que a dança pode fazer por você, é modelar o seu corpo, deixando-a com a barriguinha em forma de violão e afinado a sua cintura.

Concluo que a musculatura do abdome sendo exigida e trabalhada na dança torna impossível que a prática desse exercício seja o causador de um acúmulo de gordura na barriga.

Texto de Cinara Klein

Nenhum comentário: